A Foto do Dia !

Cada dia, um dia… Cada dia, uma foto…

Ovinos x Caprinos !

Written By: Iramirim

Depois de algumas confusões sobre essas raças e de uma mamãe ovelha chateada, que veio reclamar comigo porque ficaram chamando ela de cabrita, resolvi dar uma breve explicação por aqui! Rs…

O conteúdo desta página é composto de fragmentos tirados da internet e os créditos e origem dos mesmos estão, respectivamente, inseridos. Lembrem-se que não existe interesse em fazer um texto técnico, as informações são meramente ilustrativas.

http://findallvideo.com/tag/ovinos

 


Veja as diferenças entre cabrito e cordeiro
(Folha de São Paulo – 29.05.2009 – http://www.entreamigosobode.com.br/e-cabrito-ou-cordeiro)

Um é cria do bode e da cabra; o outro, do carneiro e da ovelha. Confira a definição de cada um deles e as principais diferenças:

Cabrito – Da família dos caprinos, filhote do bode e da cabra, é um animal de cabeça alongada, em geral com orelhas maiores que as do cordeiro e caídas. A característica mais marcante da sua carne é o fato de ser magra. Em relação à coloração, é mais escura que a do cordeiro. Tem os ossos mais finos e arredondados, e o corpo mais longilíneo. Por ter pouca gordura, a carne é mais firme – fica melhor guisado ou assado.

Cordeiro – da família dos ovinos, filhote do carneiro e da ovelha, tem corpo mais robusto e cabeça arredondada, com orelhas menores e não pendentes como as do cabrito. Por ter porte maior e ossos mais grossos, os cortes costumam ser maiores. De coloração mais clara que a do cabrito, a carne de cordeiro é rica em gordura e é mais macia. Fica bem grelhada ou assada.


Cabras não são carneiros
(http://www.revistaberro.com.br/?materias/ler,362)

As cabras têm 60 cromossomos, os carneiros têm 54. Os híbridos de caprino com ovino são raros (chabinos, ou musmones).
A maior diferença entre os caprinos e ovinos está na alimentação. Os carneiros são animais de pasto, enquanto as cabras gostam de comer as folhas das árvores.
As cabras, embora sejam animais sociáveis, não são animais de andar em lotes ou rebanho, como os carneiros. Em época de chuva, diferentemente do que acontece com os carneiros, as cabras procuram abrigos.
Caso os machos de ambas as raças se misturem, os carneiros irão dominar, pois os bodes levantam-se sobre as patas traseiras e se jogam para baixo para golpear na cabeça, enquanto os carneiros correm para golpear com a cabeça. Outra diferença perceptível é que as cabras têm um rabo ereto, os carneiros têm rabos pendurados. Há, ainda, a presença de barbicha nos caprinos.


Origem do ovino Santa Inês
(http://www.ovelhassantaines.com.br/araca.html)

Teve origem no cruzamento de Carneiros da raça Bergamácia com ovelhas Crioulas e Morada Nova. São ovinos desprovidos de lã (deslanados) de grande porte, desprovidos de chifres, os machos podem chegar a cerca de 100Kg e as fêmeas 70Kg.
Cabeça – Seu tamanho é proporcional ao corpo.
Corpo – Seu tronco é bastante forte e possui quartos dianteiros e traseiros bem forte e musculosos, ossadura bastante forte, dorso reto com pequena depressão próxima a cernelha, cauda de tamanho médio, garupa pouco inclinada.
Membros – Os cascos são brancos ou negros de acordo com a coloração apresentada no nariz, ossos bastante fortes.
Pelagem – possui quatro tipos de pelagem:
1º – Branca: com nariz e cascos despigmentados ou não;
2º – Chitado: Pelagem Branca com pequenas manchas pretas e ou marrons;
3º – Vermelha: é a pelagem mais comum;
4º – Preta: totalmente preta

São animais de muito boa aptidão para carne e pele, mas requerem cuidados por serem exigentes quanto a alimentação, necessitando de boa pastagem ou complemento.


SANTA INÊS – Uma boa alternativa para a produção intensiva de carne de cordeiros na região Sudeste
(http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/SantaInes/index.htm)

CARACTERÍSTICAS RACIAIS
O ovino Santa Inês é um animal desprovido de lã, de elevada estatura, pernas compridas, orelhas longas. As ovelhas pesam entre 50 e 60 kg e os machos ao redor de 100 kg. Existem muitos animais descarnados, com traseiro pouco desenvolvido, todavia, já podemos encontrar animais com boa conformação de carcaça. A sua coloração não é uniforme, encontrando-se animais com pelagens bastante variadas, tais como vermelha, castanha e malhada de branco e de preto. Atualmente, devido a uma preferência puramente estética de parte dos criadores, tem havido maior disseminação da pelagem preta, contudo essa pelagem apresenta o inconveniente de resultar em maior absorção da radiação solar incidente, o que prejudica o equilíbrio térmico dos animais, além de resultar em maior ocorrência de problemas com bernes e bicheiras.


2 Comments

  1. luciano nascimento MonsterID Icon luciano nascimento disse:

    Oi amiga gostei mito mesmo da sua matéria para diferenciar cabritos de cordeiros, mas acho que tem muita gente que nunca viu nenhum dos dois, acho que só faltou fotos para esclarecer para quem não conhece. Abraços!

    • Iramirim MonsterID Icon Iramirim disse:

      Boa tarde Luciano, obrigada pelo incentivo e que bom que gostou da página!

      Concordo com vc, faltaram fotos! Assim que conseguir tirar alguma, posto aqui e te aviso!

      Um abraço e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>